Olá mais uma vez, pessoal.
Hoje o texto é um pouco longo, mas eu gostaria muito que todos vocês lessem por inteiro, se possivel. É muito importante. Mesmo.
Primeiramente, eu queria agradecer só pelo fato de você estar acessando esse site ainda. Não houveram atualizações e explicações o suficiente sobre o motivo nos últimos tempos, mas hoje tudo será posto a limpo.
Acho que vou começar sendo bem direto, já chegando ao ponto principal deste post já pra não dar falsas esperanças sobre o que há por vir:
Estou aqui anunciando a paralização definitiva da webcomic de UTOPIA. A partir de hoje eu vou me dedicar inteiramente à conclusão da estória, do roteiro e tudo o que eu preciso pra fazer algo que eu realmente considere bom.
Eu vou explicar tudo.
Acho que posso começar dizendo que eu não estou feliz por isso. Bom, em parte estou (vou explicar la em baixo), mas estou sentindo muito principalmente porque eu consegui atingir um nivel considerável de leitores e visitas no site. Eu realmente fico muito mal por isso. Eu sei que deve ser realmente frustrante se dedicar à leitura de algo e descobrir que não vai ver o final... pelo menos não agora.
Gente, me desculpem mesmo. De verdade.
Como eu expliquei neste post há um tempo atrás, quando eu iniciei o Projeto Utopia em 2003, aos 16 anos, tudo o que eu queria era criar uma história original e escrevê-la. Eu queria ter algo meu, algo que eu pudesse dizer "eu que fiz". Eu consegui, embora no começo tudo não passava de algo onde heróis adolescentes tinham que salvar o mundo. Era tudo o que minha mente na época alcançava. Eu era só um juvenil viciado em video-game, desenhos animados e recém iniciado em RPG.
Eu nunca desisti totalmente, nem mesmo depois do famoso caso do Avatar. O que aconteceu é que com o tempo eu fui atualizando algumas informações na minha cabeça, fui aperfeiçoando o que originalmene eu tinha criado.
Os anos passaram, alguns valores pessoais mudaram, algumas idéias e pensamentos se reformularam, passei por novas experiências de vida que formaram a pessoa que eu sou hoje. Deixei de ser um juvenil. Com tudo isso, UTOPIA passou de algo semi-infantil para uma proposta mais séria.
Enquanto no inicio eram apenas Marshall e Hester (juntos e acordados!) lutando contra monstros que surgiram sem uma razão aparente (haha!), depois dessa minha "transformação", a história tomou um rumo onde havia muitas influencias da minha vida como assuntos pessoais retratados ali, havia analogias fortes de alguns casos específicos. Eu decidi criticar bastante coisa que vivi, acompanhei e observei... criticar não só o lado negativo, mas também o positivo.
Claro, criei todo um universo, cosmologia, o panteão, o processo de criação deste mundo, linha do tempo, geografia, fauna, flora, raças, cultura, estilo de vida, genealogia, história, evolução e mudança através do tempo. TUDO. Eu realmente fiz isso.
Se hoje em dia eu me orgulho de algo que eu tenha feito, foi o universo de UTOPIA.
E acima de tudo isso, e principalmente, eu fiz uma história com um tema sério baseada no slogan "Um mundo perfeito não é composto de pessoas iguais".
Essa foi a grande sacada. Eu escolhi esse tema "O mundo perfeito" depois de refletir muito em como seria um mundo sem guerras, doença, unificado, onde 100% das pessoas seguissem à risca uma conduta de vida impecável, todos eram bons uns com os outros, não havia dinheiro, economia, raiva, necessidades, diferenças sociais... um mundo vivendo uma anarquia utópica.
Como seria viver em um mundo destes? Como seria o dia-a-dia de um cidadão deste mundo? Quais seriam as implicações a serem consideradas? Quais os prós? E os contras? Viver em um mundo onde não há diferença entre o caráter das pessoas... sem um mínimo de conflito, é realmente o melhor lugar para se viver?
Eu pensei em tudo isso e reuni informações o suficiente pra criar algo grande. Uma história inteira baseada nisto. Deu certo, pelo menos em teoria.
Juntei essa idéia com o universo formado, as minhas experiencias de vida, os personagens criados (que cada um carregava consigo um fundo histórico muito grande e complexo) e criei o que vocês conhecem hoje como a humilde webcomic UTOPIA.
Onde eu errei?
Eu sei onde. Foi iniciar cedo demais.
Embora eu já tivesse algo concreto, agi precipitadamente ao começar a webcomic sem ter a obra terminada por completo.
Tudo correu bem... eu acho. Até chegar a um ponto crucial. Vou explicar agora qual ponto foi esse:
Pois bem. A idéia inicial de UTOPIA era dividir a estoria em três partes. A primeira seria a apresentação dos personagens e situar o leitor no que está acontecendo. A segunda seria finalmente mostrar ONDE eles estão e como é o estilo de vida dessas pessoas. Isso seria mostrado com os dois grupos - Marshall, Linus e Circe x Hester, ? e ? (vocês querem que eu revele isso?) - andando pelo mundo; um procurando o outro. Enquanto eles andavam, passavam por cidades e conheciam pessoas. Essas pessoas mostrariam exatamente o que eu queria retratar com UTOPIA: os prós e contras deste mundo perfeito. Eu me basearia em fatos reais e criaria alguns baseados no slogan central. Eu acho que isso funcionaria bem. Enquanto isso, a estória se desenrolaria aos poucos enquanto os personagens iam descobrindo fatos importantes até chegarmos no desfecho, que seria a terceira parte.
Certo. Eu sei. Eu sei que o inicio foi muito confuso. Eu falhei em situar o leitor adequadamente neste novo universo. Algumas coisas aconteceram rapido demais.
Mas eu acho que não ficou TÃO ruim. Ficou ruim. Mas nem tanto. Eu gosto do atual inicio.
Enfim. onde eu encontrei uma pedra no caminho?
Os problemas começaram a surgir perto do final da primeira parte. Hester estava prestes a acordar e eu precisava me preparar para o que estava por vir.
Na segunda parte, enquanto os cidadãos de UTOPIA estariam sendo mostrados, como eu disse, os personagens principais descobririam e interagiriam com fatos importantes que causariam o grande desfecho. Esse fatos estão completamente relacionados com o passado de UTOPIA... algo há mais de 10,000 anos. Na época em que as Seis Antigas Nações ainda viviam o seu auge (espero que vocês ainda saibam do que estou falando).
"Qual é o problema?" - você pergunta.
Simples, meu caro leitor: Este passado importantissimo no desenrolar desta webcomic não está escrito. Não existe ainda. Pelo menos não no papel.
Como é do conhecimento (eu acho) dos leitores, houve uma guerra entre seis nações com poderes especiais relacionados aos elementos da natureza. Essa Guerra durou muito tempo - aconteceu antes dos humanos serem criados - ela acabou assim que os deuses menores entraram na guerra. O resultado cataclísmico resultou na devastação e desfiguração do mundo em que viviam. Cidades imensas destruídas. Montanhas desapareceram. Rios mudaram de curso. Oceanos invadiram o continente. Crateras e mais crateras foram abertas ao longo da antiga Utopia, ela foi transformado em um cenário de guerra em escala "god level". Enfim, houve uma mudança consideravel no mundo. E esta mudança ainda poderia ser vista nos "dias de hoje". Mas não tão aparente, elas teriam que ser descobertas. Viram a grande sacada?
Claro, eu tenho registrados os principais acontecimentos dessa época. Os fatos mais importantes que realmente influenciariam o "futuro". Mas quando o roteiro atingiu este ponto, eu percebi que eu precisava de algo muito mais "profundo" do que só os fatos mais importantes. Eu precisava desta profundidade do passado. Do que REALMENTE aconteceu. Do seu inicio ao fim. Ou então, eu não conseguiria prosseguir com o futuro.
Eu precisaria criar uma outra estória tão grande quanto a que eu já havia criado.
É dificil explicar isso, porque eu não quero dar spoilers.
Devo dizer: Eu posso muito bem continuar. Eu posso fazer esta segunda parte sem uma concreticidade dos acontecimentos passados. Mas o resultado final de UTOPIA não será o que eu desejava desde que comecei: Fazer algo que eu considere bom. Uma obra minha que eu possa ter um real orgulho de ter feito.
Eu não quero escrever essa história de qualquer maneira. Eu acho que dá pra melhorar muito o atual. Acho que UTOPIA promete muito mais. Acho, enfm, que posso fazer a minha idéia juvenil criada aos 16 anos se tornar algo louvável. O que eu preciso é de uma dose maior de dedicação, experiência e ajuda.
Eu já propus até um novo inicio. Quando eu recomeçar (sim, eu vou recomeçar do zero) o inicio da estória será outro. Na webcomic acho que nem tanto. Talvez os dialogos do inicio mudem... mas o fato dos Sacerdotes estarem invocando o Guerreiro se preservará. Mas os acontecimentos a seguir disso, mudarão totalmente.
Eu pensei em um imenso flashback assim que o Marshall desmaia... mostrando os dias do seu pai ainda vivo, o acidente na mina, o treinamento dele, até culminar novamente no dia da invocação e na morte de seus mestres. Isso (na comic) acho que duraria uns 40 episódios.
Ah, sim, enquanto atualmente eu pensava que UTOPIA duraria uns 250 episódios... agora eu penso que com essa reformulação durará mais de 600.
Isso porque eu desejo dar MUITO MAIS profundidade aos personagens e atentar para um numero elevado de detalhes.
Eu tenho esperanças que o resultado final seja várias vezes melhor do que como está atualmente.
Como eu disse no inicio, eu sinto muito, mas muitíssimo mesmo por tudo isso. Eu ficava feliz com cada nova visita registrada no site, com um novo comentário...
Claro.. ficava feliz sempre que eu conseguia concluir um novo episódio. Era uma vitória pessoal.
Eu realmente estou triste em ter que aceitar que devo parar o trabalho e recomeçar do zero. Mas fico feliz por saber que estou fazendo para um bem muito maior.
Fico feliz em ver que eu mesmo tomei essa iniciativa. Sinto-me orgulhoso de mim mesmo ao saber que tomei uma decisão tão dificil.
Gente, esse é um trabalho que pretendo levar pra muito adiante. E eu quero fazer ele direito. Mais uma vez, me desculpem.
A partir de hoje, me dedicarei totalmente ao roteiro. Prometo RECOMEÇAR a webcomic assim que terminar a segunda parte. Assim que começar a escrever o desfecho (que será quando minhas preocupações acabarão) eu posso começar a desenhar novamente.
E só pra deixar claro: Eu tenho o final escrito desde sempre! Hehe
Não pensem que eu estou fazendo episódios aleatórios sem saber como vai terminar. Eu sei muito bem qual será o final de cada personagem e, principalmente, o final de UTOPIA. :) O que me falta é conteúdo.
E saibam também: Eu não considero trabalho perdido o que eu já fiz até hoje. Pelo contrário, foi muito importante. Sem essa "base" eu não saberia nem por onde começar. Agora eu sei. Agora eu me afeiçoei aos personagens. Sei exatamente por onde caminhar ao longo do roteiro. Sei onde errei... sei onde dar mais ênfase. Enfim, adquiri um minimo de experiencia necessária para começar!!
Considero hoje o UTOPIA que vocês conhecem como um protótipo.
Prometo dar continuidade. Prometo para mim mesmo.
E como eu sempre disse: Eu também quero ver o final.
Queria agradecer a cada um de vocês que gastaram horas de sua vida lendo essa webcomic até este ponto.
Agradeço à vocês que leram esse post imenso até aqui Sério, obrigado.
Agradeço aos meus amigos que me apoiaram e me ajudaram com muitas coisas ao longo do tempo.
Agradeço à quem ficava apontando os erros de português. :)
Agradeço à quem lê e não comenta. :)
Agradeço ao Pedro Milésimo que fez o layout desse site pra mim. Obrigado, cara! Você tem uma grande parcela de culpa no pequeno sucesso disso aqui!
Agradeço a todos que fizeram parte de alguma forma desse trabalho. Se não fossem todos vocês, nada disso teria acontecido.
Muito obrigado.
---
Só pra avisar: o site não está encerrando as atividades. Esporadicamente eu devo postar alguma coisa, alguma novidade, algum desenho inédito, adiantando algum novo spoiler de mudança de roteiro... Enfim! Fiquem ligados que sempre que eu manterei as coisas funcionando!
Até a próxima, gente.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Tudo bem, não precisa se desculpar tanto.
Eu sei bem pelo que você está passando, realmente já aconteceu mais de uma vez comigo (no meu caso é um livro que posto aos poucos num forum) e vejo que você realmente gosta do que está fazendo, realmente dá importância à sua história.
Você tomou uma decisão muito dificil, que acredito que todos vão entender. Principalmente porque o objetivo é melhorar e aprofundar o enredo.
Admiro muito o seu trabalho, e também sua dedição à ele, sério.
Pense que é como um dos joguinhos de sua infância que você tanto gostava, mas que sem querer deletou o save! Dá raiva, mas também dá pra fazer melhor agora =D
Adoro seu trabalho, as história é muito cativante, apesar dos longos textos, e pouca ação...
Comecei a ler agora, e já li tudo que foi publicado, espero que as histórias voltem, seria uma pena naum ser o desfexo de Hester e o Fantastico mundo de Utopia.
O Argumento é muito bom, e Linus já se torna meu personagem favorito. Uma pena ainda naum ver como ele luta com as espadas! OU como Marshall derruba arvores com os punho!!!
Minha curiosidade é muita, gostaria de poder ler o desfecho.
Boa sorte!
Postar um comentário